01/07/2021
Gestão da operação de loja, qual é o padrão operacional de seu supermercado?
Quando falamos em gestão operacional de um supermercado é inevitável que uma das primeiras referências que nos surge é a complexidade envolvida neste processo. Ouvimos frequentemente que um supermercado é uma holding formada de várias outras empresas como: açougue, padaria, varejão, mercearia e outras.
E esta analogia tem uma grande verdade, afinal cada departamento tem suas peculiaridades em termos de normas técnicas, processos, abastecimento, atendimento, armazenamento, exposição e muitas outras particularidades operacionais que são próprias de cada setor.
E como fazer para que todas estas “diversas empresas” que compõem um supermercado estejam sendo geridas operacionalmente de forma adequada?
Uma solução para esta complexa questão é a definição clara do padrão operacional que seu supermercado manterá em cada departamento, como por exemplo o padrão de qualidade dos produtos (principalmente perecíveis), o padrão de higienização, o padrão na manipulação de alimentos (inclusive a manutenção de POPs de higienização e manipulação são obrigatórios em alguns departamentos), o padrão de atendimento e de armazenamento de produtos em depósitos e câmaras refrigeradas e congeladas.
Até mesmo processos operacionais de fechamento e abertura dos setores devem ser considerados e definidos.
Uma vez definido estes padrões, obviamente levando-se em conta e garantido que as exigências legais nestes processos operacionais sejam cumpridas quando existentes, é necessário fazer com que as equipes de colaboradores de cada departamentos estejam cientes e treinadas, bem como estes processos operacionais sejam rotineiramente avaliados.
Assim, a Go Varejo mapeou os principais departamentos de um supermercado: a frente de caixa, mercearia, depósito, açougue, padaria e PAS (Produtos de Autosserviço); elaborando uma metodologia de diagnóstico e avaliação rotineira do desempenho operacional via checklist realizado em plataforma mobile e com emissão de relatórios detalhados.
Além disso, através da atuação regular de seus consultores de varejo, a Go Varejo promove a capacitação contínua dos colaboradores envolvidos nas diversas áreas operacionais de cada departamento, reunindo periodicamente com estas equipes e gestores diretos para avaliação da evolução do desempenho operacional, permitindo que o padrão operacional definido seja atingido e mantido.
Outro relevante ganho na implantação deste processo de auditoria e capacitação é que o gestor operacional do supermercado passa a conhecer em detalhes os pontos que devem ser acompanhados diariamente em cada área de todos os departamentos, assim como suas equipes de loja.
O principal resultado é possibilitar que a loja tenha uma operação regular em todos os dias da semana, independentemente do horário do dia e do período do mês.
Entre em contato com a Go Varejo Consultoria Especializada em Supermercados e conheça mais sobre a metodologia de padronização da operação de loja.
Danilo Bastos – Diretor de Operações Grupo Go.