O varejista de médio porte tem dificuldade para implementar medidas de avaliação do desempenho operacional de suas lojas, não possuem indicadores de gestão da operação e suas equipes de loja não conhecem ou não aplicam os procedimentos operacional padrão (POPs) obrigatórios. Estas equipes não são avaliadas de acordo com a qualidade operacional da loja.
Uma operação de loja deficitária impacta negativamente na experiência de compras dos consumidores finais e em muitos casos este baixo desempenho operacional não inibe, inclusive, a entrada de novos concorrentes dentro da área de influência da loja.
Problemas na gestão do mix impacta diretamente no comprometimento do capital de giro, nos índices elevados de ruptura operacional e comercial, no comprometimento do poder de negociação junto aos fornecedores, culminando em custos de mercadoria mais altos, nas falhas na otimização dos espaços em gondôla/depósito e impacta negativamente a produtividade da equipe de colaboradores.
Primeiramente é realizado a organização do cadastro e da estrutura mercadológica e 3 níveis (Seção/Categoria/Subcategoria).
Análise de dados de venda.
Diagnóstico da Gestão de Mix (Quantidade média de marcas por Curva ABCD de venda, Concentração de vendas por Curva, Concentração de mix vendido no 1% da pior venda).
Treinamento de interpretação dos dados e tomada de decisão para melhor gestão do mix.
Reuniões de validação e acompanhamento de implantação e evolução dos resultados do diagnóstico.